Como desentupir vaso sanitário: o que fazer e o que não fazer
Provável que você tenha percebido que a água do seu vaso sanitário não está descendo quando você dá descarga. Esse é o momento de você saber como desentupir vaso sanitário e entender de uma vez por todas o que é preciso para resolver esse problema.
Um vaso sanitário entupido é uma situação chata e complicada de lidar. Então para facilitar sua vida, vamos listar algumas dicas para você tentar resolver esse problema.
1. Como desentupir seu vaso com um desentupidor
Seu vaso sanitário deve estar cheio de água, então caso tenha um desentupidor você pode seguir os passos:

- Insira ele até o fundo do vaso tampando a abertura da passagem da água
Aqui muita gente comete o erro de inserir o desentupidor deixando com que a água entre nele: você não deve deixar isso acontecer. Mantenha o ar dentro dele.
O segredo de usá-lo é manter o ar na câmara de borracha!
- Insira ele até o fundo do vaso tampando a abertura da passagem da água
- Empurre o cabo para que a parte de cima da câmara de borracha jogue o ar do desentupidor na passagem de água
Em uns 90% dos casos, se você tentar bombar de forma adequada, seu problema vai estar resolvido!
Tenha cuidado para não fazer isso com muita força, pois você pode sujar seu banheiro ou até se sujar, portanto faça esse movimento com cautela que vai dar tudo certo.
2. Como desentupir vaso com detergente
Existe a possibilidade de você não possuir um desentupidor na sua casa. Então vamos lá para um segundo método para desentupir seu vaso sanitário:

- Insira no vaso aproximadamente um terço daqueles frascos comuns de 500 mL de detergente neutro que usamos pra lavar louça
- Aguarde por aproximadamente 2 horas até que o detergente se dissemine na parte interna da tubulação

- Após aguardar, encha um balde com água e insira rapidamente no vaso de modo a gerar mais pressão da água do que a descarga
Caso a água vá embora o problema pode ter se resolvido e seu vaso deve estará desentupido!
Alerta: Se seu vaso estiver cheio, quando jogar a água do balde pode ocorrer um transbordamento o que geraria uma sujeira danada no seu banheiro. Caso aguarde as 2 horas e a água não suma do seu vaso sanitário, talvez esse método não seja adequado.
3. Como desentupir vaso com saco de lixo
Essa dica aqui exige um pouco de trabalho, mas é uma solução engenhosa caso os outros 2 métodos que explicamos falharem.
- Pegue um saco de lixo que seja grande o suficiente para tampar a boca do vaso
- Coloque ele sem abrir na boca do vaso e use uma fita adesiva para selar o vaso deixando o saco de lixo bem esticado, parecendo até um tambor
Não se esqueça que é preciso deixar bem fechado com a fita e que o saco de lixo tem que estar bem esticado!
- Agora é só você dar descarga
- O saco vai dar uma levantada, com uma superfície redonda, não se preocupe, se você fechou bem nada vai vazar
- Por fim empurre levemente para baixo a superfície levantada do saco, isso possivelmente fará com que seu vaso sanitário se esvazie
- Agora é só remover o saco e as fitas adesivas
Muito cuidado para não deixar cair plástico no vaso!
É possível que você tenha aprendido como desentupir vaso sanitário de várias maneiras, mas lógico que essas não são as maneiras definitivas de resolver esse problema, mas podem quebrar um galho.
Digo isso, pois muitas vezes essas soluções não são definitivas, pois a sua tubulação deve estar suja internamente. Isso mesmo, ela deve estar incrustada.
Em poucas palavras, a incrustação ocorre quando detritos sólidos ou viscosos grudam na parede interna da tubulação, dificultando a passagem da água.
Em várias situações, a limpeza da tubulação é imprescindível e é feita com uma máquina apropriada para isso, não tem jeito…

Máquina para realizar a limpeza de tubulações. Em caso de incrustações muito severas, ela é necessária, onde a passagem da água pela tubulação é liberada. Crédito da imagem: Guynamedpaul, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons.
Agora vamos sugerir uma lista do que você deve evitar fazer para evitar complicar seu problema ou até mesmo para não trazer algum perigo para sua saúde (é isso mesmo, sua saúde).
4. Não use soda cáustica

Soda cáustica em escamas (sólida). É um produto vendido em supermercados brasileiros atualmente, porém destacamos seu nível de periculosidade.
Se você não conhece essa substância e suas aplicações, a Usiquímica tem uma postagem bem informativa sobre seu uso.
5. Cuidado ao inserir arames ou mangueiras dentro do vaso
Uma situação recorrente é a tentativa de desentupir a privada com arames e mangueiras.
Isso é até possível, mas existe a chance desses objetos se prenderem na tubulação e isso pode acabar se tornando um problema maior do que vaso entupido…
Nós fizemos uma postagem no site Medium e você poderá conferir um relato verdadeiro e cômico sobre a consequência de uma tentativa falha de desentupimento com arame.
Se for recorrer a essa prática, saiba que no fim da história tivemos que quebrar vários metros quadrados de piso.
6. Garrafa PET no cabo de vassoura: e se emperrar?
O brasileiro tem a fama de ser engenhoso e uma das invenções tem gerado relatos positivos de desentupimento caseiro é o uso de meia garrafa PET acoplada em um cabo de vassoura.
É uma engenhoca que consegue substituir bem o desentupidor que nós já citamos, porém, aqui na empresa temos uma cultura de segurança em primeiro lugar, portanto alertamos que caso a garrafa se prenda no fundo do vaso ou dentro da tubulação você pode ter um problema maior para resolver.
Recorra ao desentutupidor caso queira tentar algo assim. Ele é apropriado para isso (o método é o mesmo) e os riscos são bem menores, vai por mim.
7. Água quente
Uma solução muito sugerida para desentupir vaso sanitário é inserir um balde de água quente dentro da privada.
Isso pode funcionar e resolver seu problema, porém existe uma complicação.
Caso seu sistema de tubulação pós vaso possua partes sensíveis a temperatura, como colas de cano por exemplo, existe a possibilidade dessa solução gerar um vazamento em um local desconhecido do seu sistema de esgotos.
Isso mesmo, para água/líquidos com maior temperatura, as colas e canos convencionais não são apropriados. São necessários produtos específicos para isso.
Mesmo que a chance de gerar vazamento seja remota, achamos que o risco/benefício não vale a pena para desentupir seu vaso.
8. Atenção à mistura de produtos de limpeza
Não misture produtos de limpeza! Isso mesmo, muita gente não sabe disso, mas se você pensou em misturar produtos para potencializar a chance de desentupir seu vaso, não faça isso pois pode ser perigoso.
Assim, para você ter uma ideia, vamos pegar o exemplo de uma das substâncias mais comuns nas casas dos brasileiros, a água sanitária.
Quando misturada com substâncias como álcool, amaciante ou desinfetante, gases tóxicos a base de cloro podem ser gerados.

Existe um nível de periculosidade quando estamos a exposição de um gás tóxico como o gás cloro e derivados. Poucos sabem que misturar produtos de limpeza pode gerar esse perigo. Na imagem é mostrada uma máscara de proteção de gases tóxicos.
Aqui vão algumas combinações famosas de produtos comuns na casa dos brasileiros que, ou são mitos, ou podem ser perigosas à saúde:
Vinagre + bicarbonato
O vinagre é um ácido e o bicarbonato é uma base e esses dois tipos de substâncias se neutralizam.
Isso significa que o produto final da mistura desses dois reagentes é sempre mais fraco em termos de ação corrosiva do que um deles isolado, ou seja, o potencial dessa mistura é um mito!
Então vale ressaltar que quando você misturar esses produtos, ácido carbônico vai ser gerado que rapidamente se transformará em gás carbônico, por isso muitas bolhas se formarão.
Alerta: não é seguro misturar esses ingredientes em um recipiente fechado, devido ao risco gerado do recipiente explodir pela pressão dos gases formados.
Água sanitária + qualquer produto
Como citamos, quando você mistura água sanitária ou cloro líquido com qualquer produto de limpeza existe sempre o risco do gás cloro ser formado. Essa é uma substância nociva para saúde, por isso cuidado.
Evite que isso aconteça novamente
A prevenção é a melhor política sempre. Por isso, para evitar novos entupimentos, daqui pra frente não jogue objetos sólidos dentro do seu vaso sanitário. Os objetos mais comuns:
- Sabonete
- Cigarro
- Absorventes
- Papel higiênico
Destacamos papel higiênico porque na nossa experiência, no entupimento de vaso sanitário ele é o grande vilão.
Outra possível causa pode estar relacionada a fossa da sua casa (caso você possua uma). Se ela estiver cheia, o esgoto está retornando para o vaso sanitário.
Temos um artigo que discute sobre fossa entupida para você entender melhor esse problema.
O entupimento também ocorre porque ao passar dos anos há a incrustração de detritos sólidos na parede da tubulução, diminuindo a passagem de água.
Então se nenhuma das soluções que propusemos der conta de desentupir seu vaso, o melhor é entrar em contato com uma empresa desentupidora.
Você pode entrar em contato com a Desentupidora Foguete caso precise desse serviço.