Limpeza de fossa: 4 passos entender e resolver esse problema

Ter uma fossa como parte da coleta de esgotos na residência é um fato para muitos brasileiros. Muitas vezes você não lembra ou não sabe que sua casa tem um sistema de esgoto e que nele, uma fossa de alguma natureza pode estar lá, escondida, por isso te daremos algumas dicas para realizar a limpeza de fossa adequada.

Mas antes de te dar um passo a passo para que você resolva esse problema com a fossa da sua casa, é importante saber o que realmente é uma fossa.

 

O que é uma fossa?

Fossa negra

Exemplo de fossa negra. Nesse tipo de fossa os dejetos são dispensados sem nenhum tratamento e se infiltram no solo. Foto: Polícia Militar de Mato Grosso.

Sem levar pro lado técnico da construção civil ou saneamento, uma fossa é uma cavidade (ou buraco mesmo), em geral feito de alvenaria ou não, para receber o esgoto da residência.

As vezes a residência não é servida por uma rede de esgoto (o que acontece muito no Brasil), sendo a fossa o único compartimento de armazenamento dos rejeitos da casa.

Por isso é comum o termo fossa negra para designá-la. Com certeza essa modalidade não é recomendável, pois o esgoto provavelmente contaminará o lençol freático da região, mas essa é uma longa discussão que faremos em outro artigo.

Um outro tipo de fossa é a fossa séptica, onde há um tratamento preliminar antes de dispensar o esgoto no solo e é uma melhor opção para locais sem rede de esgoto.

O negócio é que caso a fossa da sua casa não seja séptica e seja o único destino do esgoto da sua casa, sem um escape de segurança para rede de esgoto municipal, uma hora a fossa irá encher, e aí? O que agente faz?

Pra lidar com isso, vamos falar de algumas dicas de gerenciamento na prevenção de fossa cheia e, ao fim desse artigo, vamos dar uma solução pra fossa que já encheu.

Dicas para limpeza de fossa e prevenção de problemas com sua rede de esgotos:

1. Identificar o local da sua fossa

Essa é uma dica óbvia, mas vale muito a pena entender a localidade exata da fossa de sua residência até para direcionar um possível profissional que venha a realizar a limpeza da fossa.

É preciso que você faça isso com muita segurança, e não abra seu reservatório de esgoto caso não tenha experiência, ou não saiba exatamente o que está fazendo…

Isso porque em determinados projetos os reservatórios possuem grande profundidade, e cair em uma fossa gera um risco de vida enorme.

A questão da segurança em fossas é realmente importante! 

É só consultar a quantidade de casos que o Corpo de Bombeiros de Goiás atende relacionados com fossa (e outros corpos de bombeiros Brasil a fora).

Aqui tem um exemplo de como poderia ser a abertura (ideal) da sua fossa:

Abertura metálica da fossa

Exemplo de fossa com pequena abertura metálica. No Brasil é comum o uso de uma tampa de alvenaria (cimento) ou até PVC.

2. O nível máximo da fossa nunca deve ser o transbordamento

Muita gente não sabe, mas não se deve aguardar seu esgoto vazar da fossa para realizar a limpeza…

O motivo é muito claro, pois: ninguém quer um quintal,  garagem, jardim, etc, completamente contaminado por esgoto.

Mas como saber quando devo realizar a limpeza da fossa da minha casa? 

Se sua fossa já transbordou essa dica não vai te ajudar muito, porém a limpeza de fossa deve ser periódica e ela se baseia na quantidade de esgoto que sua residência gera ao longo do tempo e do volume efetivo da sua fossa.

Peraí, não vamos complicar muito… o que tudo isso significa?

Significa que é possível calcular de quanto em quanto tempo você deve realizar a limpeza de sua fossa. Vamos te dar uma estimativa aqui:

Nós sabemos que cada pessoa da sua casa gera em torno de 180 litros de esgoto por dia. Vamos supor uma residência de 4 pessoas. Em um mês, uma residência dessas gera aproximadamente 21.600 litros!

Nossa, isso é esgoto demais. Esse número é realmente surpreendente…

Isso significa que preciso realizar a limpeza de fossa praticamente todo mês? Ou até mais de uma vez por mês?! A resposta é não.

O que ocorre é que há infiltração de esgoto no solo, capaz de drenar a parte líquida (ambientalmente isso é muito prejudicial, por isso recomendamos uma outra modalidade de fossa, a fossa séptica).

A drenagem de esgoto para o solo faz com que possam demorar até anos para que sua fossa encha e esse tempo depende muito do perfil do solo da sua casa (existem solos que drenam muito mais que outros).

3. Mas por que minha fossa encheu no final das contas?

Se você tem um problema, uma forma de resolvê-lo é entender o porquê dele ter acontecido. E aí vai a possível origem da sua fossa ter enchido:

Com o passar do tempo, dentro do esgoto é gerado um sedimento (um resíduo sólido) chamado LODO.

Lodo de esgoto

Exemplo de lodo de esgoto formado numa estação de tratamento. O lodo gerado também pode ter coloração escura.

Como a infiltração no solo ocorre no fundo e nas paredes da sua fossa, o lodo acaba entupindo os “buraquinhos” por onde essa parte líquida se infiltra.

O resultado disso é o nível da sua fossa se elevando cada vez mais, até atingir a superfície. 

Você pode perceber isso com o solo ou piso úmido, ou até mal cheiro próximo da fossa…

4. Tudo bem, mas a fossa já encheu, e agora?

SOLUÇÃO

Se sua fossa encheu, bom, você vai ter que considerar chamar um caminhão para coleta do esgoto

Ele será capaz de remover a parte líquida e sólida do esgoto da sua fossa, e faz isso usando uma mangueira para drenar e armazenar o rejeito em um tanque que fica no caminhão.

Logo depois ele leva esse esgoto para dispor em um lugar adequado e regulamentado pela prefeitura do seu município.

Se a situação da sua fossa chegou a esse ponto, não tem como fugir dessa necessidade, já que o esgoto vai se disseminar cada vez mais na superfície do solo da sua casa e possivelmente das casas dos seus vizinhos.

 

Você pode entrar em contato com a Desentupidora Foguete caso precise desse serviço.

Problema da limpeza de fossa resolvido?

A realidade é que essa não deve ser a solução definitiva para sua fossa transbordada, pois como explicamos, há um motivo da sua fossa ter enchido: o solo, as paredes e o fundo da fossa estarão saturados com os sedimentos de lodo.

O número que nos surpreendeu, de geração de 21.600 litros de esgoto mensal por uma família de 4 pessoas nos diz que, dependendo do número de pessoas da sua casa e do volume da sua fossa, é bem possível que sua fossa torne a encher logo…

Você vai ter que considerar alternativas diferentes para resolver esse problema de forma definitiva.

Uma sugestão é que apesar do investimento para construir uma fossa séptica seja um pouco elevado, vale a pena consultar um profissional da construção civil sobre o projeto desse tipo de sistema de resíduos.

Outra alternativa seria analisar a viabilidade de conectar sua residência na rede de esgotos municipal.

 

Conclusão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.